terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo xadrez de chocolate

Você vai precisar de 2 formas de bolo inglês para começar, ou então vai ter que fazer um bolo de cada vez, para depois montar.

Bolo branco:

3 ovos
1 e meia xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) rasa de pó royal
1 xícara de água
meia xícara de óleo de milho


Bata na batedeira os ovos com o açúcar por cerca de 7 minutos ou até ficar bem branquinho. Adicione o óleo e a água e bata por 5 segundos. Desligue a batedeira. Peneire a farinha de trigo e o pó royal, e com uma colher misture delicadamente. Coloque em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e asse em forno baixo (isso é importante), cerca de 180 graus por aproximadamente 15 minutos ou até que um palito de dente saia limpo ao ser espetado no bolo. Não deixe assar muito para que o bolo conserve a sua umidade e fique mais saboroso.

Bolo de chocolate:

A receita é a mesma acima, apenas substituindo meia xícara da farinha de trigo do bolo branco por meia xícara de chocolate em pó ou cacau em pó. O cacau em pó deixa o bolo mais escuro e mais saboroso. Particularmente prefiro utilizar cacau em pó, mas nem sempre é fácil de achar no supermercado.

Brigadeiro:

1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó ou cacau em pó
1 caixinha de creme de leite
100 g de chocolate granulado

Mexa todos os ingredientes em fogo baixo até desgrudar do fundo da panela. Adicione o creme de leite e reserve.

Montagem:

Corte o bolo branco ao meio e depois em três fatias longitudinais, resultando em 6 tiras de bolo no sentido do comprimento. Faça o mesmo com o bolo de chocolate. Monte as tiras passando brigadeiro entre elas e alternando as cores até finalizar, formando o xadrez. Cubra o bolo por inteiro com o restante do brigadeiro e polvilhe o granulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário