Ingredientes
12 laranjas da terra grandes, nem muito verdes, nem muito maduras. Dê preferência às laranjas mais grossas e “de vez”, de cor esverdeada.
1 kg. de açúcar cristal (tem que ser cristal, porque a calda fica melhor)
Água o suficiente para cobrir as laranjas na panela
cravo da índia e canela de pau à gosto
Modo de Preparo
Raspar a casca das laranja com ralo e de leve, tendo o cuidado de não tirar muito da parte branca. Corte a laranja descascada em 4 partes iguais. Com uma colher de sopa, retire o miolo e jogue fora.
A laranja somente deve ser cortada com facas de inox, pois os outros metais oxidam a polpa. Colocar de molho na água, mudando esta água 2 vezes ao dia! Deixar de molho 4 dias, para retirar o amargo, mas não totalmente. Deve ficar um leve amargor, senão a laranja perde o sabor. Depois desse tempo, escorrer bem as cascas numa peneira ou pano de algodão limpo. Reserve.
“Ah, não compre essas laranjas prontas e já cozidas, que vendem em mercados, porque não presta!”
Para fazer uma calda rala de açúcar:
Coloque mais ou menos 2 litros de água em uma panela grande, a metade do açúcar, cravo e canela. Não coloque a água e o açúcar todo de uma vez senão o doce, além de ficar doce demais, a calda também vai ficar rala demais. À medida que a água for evaporando, vá completando e colocando mais açúcar.
Depois que lavar todas as laranjas elas vão para a calda e cozinham até ficar transparentes, mais ou menos 2 horas. Cuide para sempre manter as cascas cobertas com líquido e se necessário, acrescente mais água. A quantidade de líquido pode variar de acordo com o número de cascas que você vai prepara.
Ferver os potes de vidro que for guardar o doce pronto, por 5 minutos com água até a metade deles e virá-los de cabeça para baixo sobre uma toalha limpa. deixe esfriar para colocar o doce pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário